Requisitos
banner-requisitos
Apenas comunicação

Uma permissão concedida pela ANAC caso a aeronave pouse em apenas um aeroporto do Brasil ou sobrevoe o país. Geralmente, são necessárias 2 horas para receber a autorização da ANAC após o preenchimento do pedido oficial com todas as informações e documentação corretas.


AVANAC

A Autorização de sobrevoo e pouso da ANAC é uma licença emitida caso a aeronave pouse em vários locais no Brasil. Geralmente, leva cerca de 24 horas para receber a autorização da ANAC após o preenchimento do pedido oficial com todas as informações e documentação corretas. Recomendamos fortemente que envie o pedido de autorização em ADVANCE. Emitido em até 72 horas, depois de ser enviado junto à documentação correta.


AVOEM

Essa permissão somente se aplica a voos diplomáticos.


PLANO DE VOO

O plano de voo deve ser completo pelo menos 45 minutos antes do ETD e a sala AIS somente irá aceitá-lo se a taxa de aeroporto estiver paga. É obrigatório inserir o código Avanac, o PBN, o código do slot, o operador e a origem no campo 18, quando aplicável.


CÓDIGO SLOT E PERMISSÃO PRÉVIA NECESSÁRIA (PPR)

É necessário obter slots e PPRs em alguns aeroportos no Brasil antes da chegada. Por favor, consulte o nosso Centro Internacional de Operações.


VISTO

A tripulação do cockpit (PIC e SIC) não precisa visto se trouxer a licença original ou a mais recente e o atestado médico. A Autoridade policial Federal emite a permissão especial no momento da chegada. Geralmente, ela é válida por até 10 dias.

Por favor, observe que comissários de bordo, mecânicos, engenheiros e passageiros precisam de visto, dependendo de sua nacionalidade. Não é possível obtê-lo na chegada ao Brasil.

A nova isenção de visto terá início em 17 de junho, e se aplica apenas a cidadãos dos EUA, Canadá, Austrália e Japão. Até então, essas pessoas podem entrar no Brasil com um visto eletrônico https://www.brazil.vfsevisa.com/brazil/online/. A medida é unilateral, uma vez que os países beneficiados ainda estão cumprindo suas exigências de visto para os brasileiros.


VACINA PARA FEBRE AMARELA

A Organização Mundial da Saúde recomenda vacinação para viajantes acima de nove meses de idade que estejam a caminho do Brasil.


AEROPORTOS ALTERNATIVOS

Os aeroportos alternativos fazem parte do plano de ação e estarão aptos a receber voos na eventualidade de fatores meteorológicos, ou por ocorrência de eventos especiais nos aeroportos de destino, conforme fluxo de alternados abaixo definido pelas autoridades brasileiras.

>
AEROPORTOS SEDEFLUXO DE ALTERNADOS - AVIAÇÃO GERAL
SBGR

SBSP
VIRACOPOS(SBKP); SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SBSJ); AMARAIS (SDAM); FRANÇA (SIMK); SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SDJV); BARRETOS (SNBA); ARARAQUARA(SBAQ); PIRACICABA (SDPW); LINS (SWXQ); MARÍLIA(SBML) e AVARÉ (SDRR).
SBGL

SBRJ
CONFINS (SBCF); PAMPULHA (SBBH); JACARÉPAGUA (SBJR); VITÓRIA (SBVT); RESENDE (SDRS); ITAPERUNA (SDUN); ZONA DA MATA (SBJF); SÃO JOÃO DEL REY (SNJR)
SBCFGALEÃO (SBGL); UBERABA (SBUR); UBERLÂNDIA (SBUL); JUIZ DE FORA (SBZM); GOVERNADOR VALADARES (SBGV) e ARAXÁ (SBAX).
SBSVRECIFE (SBRF); PAULO AFONSO (SBUF); ARACAJU (SBAR); JEQUIÉ (SNJK) e LENÇOIS (SBLE).
SBPACURITIBA (SBCT); FLORIANÓPOLIS (SBFL), PASSO FUNDO (SBPF), CRICIÚMA (SBCM), BAGÉ (SBBG) e TORRES (SBTR).